Todos os humanos neste vídeo foram criados por Inteligência Artificial - Papo de Leigo

sábado, 4 de maio de 2019

Todos os humanos neste vídeo foram criados por Inteligência Artificial

Todos os humanos neste vídeo foram criados por Inteligência Artificial

Estamos a aproximar-nos de níveis estranhos nas inteligências artificiais. A DataGrid, uma start-up japonesa, desenhou uma que cria seres humanos aleatoriamente e mostra tudo num vídeo.
Tudo o que vês no vídeo foi criado pelo algoritmo da inteligência artificial. Isso inclui poses, roupas e as diferentes características físicas dos seres humanos. À primeira vista, até parece um anúncio com modelos de marcas de roupa.
Não é a primeira vez que vemos este tipo de inteligência a gerar humanos artificialmente. Ainda há uns meses falámos do site ThisPersonDoesNotExist onde podes entrar e refrescar a página para ver novas faces humanas geradas por inteligência artificial.
Embora existem alguns erros óbvios e algumas imagens pareçam um mau trabalho de Photoshop, é importante relembrar que não foram seres humanos a fazê-lo. Foram inteligências articiais pré-programadas.

Como é possível criar seres humanos artificiais?

De acordo com o texto no vídeo, os investigadores utilizam o que se chama de Generative Adversarial Network ou GAN, para gerar as imagens. As GAN envolvem uma rede neural artificial a tentar enganar a outra com imagens.
A certa altura, a segunda rede neural já não consegue distinguir entre as imagens reais de humanos e as geradas por computador, atingido o objetivo. É assustador como estas inteligências artificiais não tem dificuldade a criar características humanas.


Esta é uma tecnologia interessante que pode ter aplicações como criar modelos virtuais ou para indústrias da moda e publicidade. Contudo, existe uma panóplia de formas onde esta tecnologia pode ser utilizada da forma errada.
Roubos de identidade, notícias falsas e fabricadas, sobreposição de corpos sobre caras e vice-versa. Pode parecer discurso de cepticismo mas na nossa sociedade já temos problemas em identificar o falso do verdadeiro, em vários aspectos.
Seja como for estas tecnologias estão em fase de desenvolvimento e ainda estamos para saber que tipo de aplicações poderão ter na vida real. Mas temos de concordar que o vídeo alude a um futuro meio sinistro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário