Como encontrar as melhores palavras-chave e ter um bom posicionamento no Google - Papo de Leigo

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Como encontrar as melhores palavras-chave e ter um bom posicionamento no Google

Você deseja fazer sua marca ser encontrada pelas pessoas na internet e realizar vendas diariamente? Então, você precisa ler este artigo até o fim e entender como uma das melhores ferramentas de palavras-chave podem ajudar você.

As ferramentas de palavras-chave são fundamentais para a criação de uma boa estratégia de comunicação e vendas e permitem que você entenda quem é seu público-alvo, quais perguntas ele tem e, claro, como a sua empresa pode ajudar a resolver seus problemas.

Além de contar quais dessas ferramentas incríveis você pode usar para conseguir conquistar os objetivos de marketing e vendas, trago um presente que vai ajudá-lo a fazer sua empresa alcançar mais pessoas na web! 

Quer entender mais sobre o assunto? Antes de continuar a leitura, quero dizer que tudo isso que aprenderá e muito outras tecnicas foram retirada do melhor e mais vendido curso na hotmart, o curso Formula Negocio Online.

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O que são palavras-chave

Palavra-chave é aquilo que as pessoas digitam em buscadores, como o Google, para encontrar algum resultado.

Também chamadas de keywords, elas são o instrumento usado para tirar alguma dúvida ou saber mais sobre algum assunto. As palavras-chave podem ser formadas desde uma única palavra a até uma frase longa!

palavras-chave

Por exemplo, se você decide abrir um restaurante, nada mais justo do que sinalizar devidamente o local para que nenhum acidente ou transtorno ocorra, certo? Para encontrar os melhores preços e empresas, o ideal é que pesquisar no buscador que desejar a palavra placas de sinalização. O termo utilizado para a pesquisa é a palavra chave.

Os consumidores de hoje estão acostumados a fazer pesquisas na internet antes de se decidirem por adquirir um produto — seja para saber informações técnicas ou sobre a experiência de outros usuários. Por isso, é mais do que importante saber como fazer um bom uso dos termos conhecidos como palavras-chave.

Nesse contexto, você precisa fazer a sua marca se tornar relevante para ser encontrada na rede, já que os buscadores são o principal ponto de contato entre consumidores e o mercado no mundo digital. Para isso, as palavras-chave são parte crucial nas estratégias!

Qual a importância das palavras-chave para gerar resultados?

como posicionar seu site no google de maneira correta

As palavras-chave são fundamentais para a estratégia digital de qualquer empresa que deseja ser encontrada na rede de forma mais acertada. É por meio delas que as pessoas podem localizar o seu site para analisar os serviços e produtos oferecidos, normalmente em base de comparação com outros sites.

Para isso, conseguir ficar entre os primeiros resultados da busca é fundamental, já que o usuário entra com mais frequência nas empresas de destaque. Então, se você souber usar esses termos corretamente nos conteúdos do seu site e nas campanhas de links patrocinados, como o Google Ads, vai aumentar as suas chances de sucesso e geração de novos negócios!

Elas precisam estar muito bem posicionadas nos textos para que os buscadores consigam relacionar a sua página aos termos de relevância para o negócio. É dessa maneira que o buscador vai identificar que a marca está atrelada ao assunto em questão, permitindo a indexação.

Então, o seu site vai ser escalado para as buscas de forma eficaz, capturando as melhores posições da lista de resultados. Porém, para isso, é importante fazer as escolhas apropriadas e o que pode ajudar é contar com as melhores ferramentas de palavras-chave disponíveis.

Além disso, é comum que os sites que têm conteúdos relevantes e estejam bem posicionados no ranqueamento passem a ser vistos como referências de mercado: você é o primeiro resultado que o seu público encontra e é a partir de você que seus possíveis clientes esclarecem todas as suas dúvidas.

Por isso, se você quer tornar um grande nome do mercado e uma verdadeira referência, é importantíssimo estar bem posicionado, trabalhando com conteúdos completos, bem escritos e de qualidade.

Uma empresa especializada — como a Orgânica Digital — pode ajudar, pois, além de conter os melhores instrumentos para o posicionamento adequado, tem profissionais capacitados para atingir esse objetivo.

Os nossos especialistas estão preparados para definir os tipos adequados de palavras-chave para cada negócio e acompanhá-las para performar com eficácia.

O que é necessário para fazer uma pesquisa de palavras-chave?

palavra-chave

As palavras-chave têm um papel fundamental nas estratégias de comunicação da empresa. No entanto, para realizar a sua pesquisa e realmente ser capaz de pontuar alguns dos melhores termos de busca, é preciso ter o conhecimento e a definição prévia de algumas informações importantes.

 Para conseguir fazer um bom estudo de palavras-chave, é necessário ter em mente quem são suas personas, quais são os seus objetivos de marketing, qual é o planejamento de comunicação da sua empresa etc.

Personas

Antes de começarmos a falar sobre as ferramentas de palavra-chave, é necessário explicitar quem são as personas da empresa. As personas são perfis de personagens semifictícios que representam os consumidores ideias da sua empresa. É possível fazer um estudo considerando as informações atuais do seu negócio e do seu registro de clientes ou, em caso de novas empresas de mercado, considerando a concorrência ou criando um perfil hipotético.

Caso a segunda alternativa seja a escolhida, posteriormente será necessário fazer uma apuração dessas informações para manter esses perfis sempre alinhados com a realidade.

Nesse estudo de personas levantaremos características importantíssimas sobre quem é o nosso público e com quem estamos conversando por meio das ações de comunicação.

Para isso, é fundamental que você levante alguns dados relevantes, como:

  • quem são essas pessoas;
  • qual a faixa etária;
  • qual a profissão;
  • quais são seus objetivos;
  • como é sua rotina;
  • quais são suas maiores necessidades;
  • quais são seus desafios;
  • quais são suas objeções de compra;
  • como a sua empresa pode ajudar com esses desafios;
  • que tipo de conteúdo consomem;
  • qual é a linguagem mais adequada para esses conteúdos;
  • onde buscam por informações.

Pode ser que você consiga definir mais de uma persona, e isso não é um problema. É importante, no entanto, avaliar quais são as diferenças entre esses grupos e atuar de forma eficiente em cada um deles.

Com base em informações importantes sobre cada persona, como seus desafios, necessidades e objeções de compra, é possível fazer um estudo de palavras-chave mais voltado para o seu público.

As palavras-chave precisam considerar o volume de busca, como explicaremos a seguir. Porém, também é fundamental que elas estejam alinhadas com a sua persona, para que os resultados realmente façam sentido.

Objetivo de marketing

Ter um objetivo de marketing claro também é um passo importante antes de começarmos a estudar as palavras-chave.

Se a sua proposta é apenas aumentar o tráfego das suas páginas, por exemplo, é possível que palavras-chave que estejam relacionadas principalmente com as estratégias de atração e topo de funil realmente sejam eficientes. Essas palavras comumente têm um maior volume de busca, por serem mais abrangentes e não tão específicas a respeito de seus resultados e da intenção do usuário.

No entanto, se o seu objetivo for aumentar a quantidade de oportunidades de venda e leads qualificados, a criação de conteúdos voltados para assuntos mais específicos e direcionados pode ser a melhor opção. Nesse contexto, é comum que as palavras-chave utilizadas tenham um volume de busca menor, por serem muito mais restritas e específicas a uma necessidade da persona.

Todos esses detalhes ajudarão a nortear a pesquisa de palavras-chave. Obviamente, algumas dessas ferramentas podem ajudar a trazer insights valiosos de termos de busca que ainda não haviam sido considerados. 

No entanto, uma coisa é certa: quanto mais claro for o seu objetivo de marketing e as suas personas, maiores serão as chances de você listar os termos mais estratégicos para o seu negócio.

Planejamento

Ainda seguindo a lógica do objetivo de marketing, ter um planejamento também pode ser importantíssimo para iniciar o processo de pesquisa de palavras-chave.

Nesse planejamento, é interessante que você pontue questões como:

  • quais serão os produtos ou serviços de foco;
  • qual é o plano de comunicação do trimestre;
  • quais estratégias serão usadas;
  • quem são seus concorrentes;
  • que tipo de conteúdo será usado;
  • qual será o orçamento.

Com essas informações em mãos, você poderá fazer uma pesquisa mais eficiente, com o foco trimestral, e definir exatamente de quanto em quanto tempo será necessário refazer o estudo de palavras-chave, definindo novos termos chave conforme tema, objetivos e prioridades.

Nesse planejamento, não se esqueça de avaliar quem são seus concorrentes mais expressivos e faça uma pesquisa para entender como eles estão se comportando online, quais são suas ações de marketing, para quais termos eles costumam ter um bom ranqueamento etc. Isso poderá, inclusive, te dar algumas ideias e nortear sua estratégia de palavras-chave.

Quais são os tipos de palavras-chave?

As palavras-chave são separadas por três categorias: head tailmiddle tail e long tail. Elas são diferenciadas pelo tamanho da frase, o que afeta os resultados das buscas.

  • Head tail: A categoria de head tail ou cauda curta é a mais concorrida nas buscas porque traz termos mais simples e curtos, com uma ou duas palavras, geralmente. Elas descrevem um contexto de forma direta, geral e ampla — “marketing digital”, por exemplo.
  • Middle tail: As keywords de middle tail — ou cauda média — se referem a termos mais específicos, sendo mais alinhada às busca do usuário. A concorrência é menor, mas ainda oferece certo desafio. Um exemplo é “estratégias de marketing digital”.
  • Long tail: As palavras de long tail ou cauda longa têm um grau elevado de especificidade, atingindo um objetivo de busca com exatidão. São termos com baixa concorrência, várias palavras e que geralmente são buscados pelo público-alvo efetivo — como “agência de marketing digital no Rio Grande do Sul”.

É comum que as head tails, por exemplo, por serem mais abrangentes e menos específicas, tenham um maior volume de busca e sejam capazes de aumentar o tráfego das suas páginas.

No entanto, nem sempre esse será o melhor contexto de investimento para a sua empresa. Essa avaliação precisa ser feita minuciosamente e dependerá do seu objetivo de marketing: se você quer aumentar o tráfego indiscriminadamente, estratégias com head tail podem ser mais interessantes.

Mas, por outro lado, se o seu objetivo é trazer um público muito mais segmentado e próximo do processo de decisão de compra, pode ser mais interessante trabalhar com palavras long tail, que têm um volume de busca menos expressivo, mas que podem trazer pessoas muito mais interessadas no que a sua empresa tem para oferecer, aumentando assim o seu potencial de venda.

Todos esses detalhes precisam ser considerados antes de iniciar a sua pesquisa de palavras-chave: tenha seu objetivo em mente para, a partir daí, listar os termos mais estratégicos para o seu negócio.

Por que é importante usar uma ferramenta de palavras-chave?

É possível pensar em algumas palavras-chave e criar uma lista? Sim. Inclusive, essa é uma estratégia comumente usada por várias empresas. No entanto, as ferramentas de palavra-chave seguem sendo fundamentais nesse processo: elas ajudarão você a validar os termos de busca que você levantou e entender quais são os mais acertados para o seu negócio, considerando sua persona, seus objetivos e seu planejamento.

Algumas ferramentas poderão oferecer sinônimos que podem ser trabalhados em conteúdos e anúncios, para atrair ainda mais possíveis consumidores.

Essas ferramentas de palavras-chave são fundamentais para a estruturação de uma estratégia de marketing acertada e realmente focada nos objetivos da empresa.

É por meio dessas plataformas que você conseguirá ter uma visão muito mais ampla do potencial de cada um dos termos que serão trabalhados, por meio das previsões de tráfego, cálculo do custo por clique e até volume de busca.

Ver previsões de tráfego

As previsões de tráfego e impressão comumente consideram o orçamento de campanha, a periodicidade, o histórico de qualidade dos anúncios e o seu lance disponível. Com essas informações, é possível ter uma estimativa de como será o desempenho desta campanha caso seja executada.

Ainda dentro de previsões, é possível encontrar alguns outros termos essenciais que precisam ser esclarecidos e serem tidos em mente para fazer uma boa escolha em uma campanha de anúncios, por exemplo:

  • cliques: os cliques representam o número de cliques que o seu anúncio poderá receber diariamente caso aquela palavra-chave seja usada;
  • taxa de cliques (CTR): a taxa de cliques é a proporção entre o número de cliques no seu anúncio e a quantidade de vezes que ele poderá ser exibido (comumente chamado de “impressão”);
  • custo: o custo é a estimativa de valor que será gasto diariamente com essas palavras-chave;
  • impressões: as impressões representam a frequência com que aquele anúncio poderá ser exibido diariamente. As impressões são contabilizadas sempre que o seu anúncio for exibido em uma página de resultado de pesquisa, por exemplo.
  • custo médio por clique (CPC): o custo médio por clique é o valor que você pagará pelos cliques que serão feitos no seu anúncio. É comum que esse valor seja ajustado automaticamente, dependendo das variáveis que manterão ou não o seu anúncio em destaque.

Acompanhar volume de busca

Quando trabalhamos com palavras-chave, o volume de busca pode ser um fator determinante na escolha ou descarte de um termo de busca.

As ferramentas de palavras-chave apresentarão quais são os termos com um volume de busca maior, para que você consiga fazer escolhas mais conscientes e embasadas em números.

As palavras que têm maior volume de busca muitas vezes podem ser responsáveis por aumentar o seu tráfego. No entanto, não é raro que elas sejam muito mais concorridas, por serem bastante abrangentes.

Calcular o custo por clique

Como dito anteriormente, um dos benefícios das ferramentas de palavras-chave é a possibilidade de calcular qual será o seu custo por clique. Em uma estratégia de anúncios, tanto em Google Ads quanto em Facebook Ads, por exemplo, você precisará saber em média quanto cada clique custará para a sua empresa e, a partir daí, visualizar se aquele termo é realmente a melhor opção para fazer esse anúncio.

Para que esse cálculo faça sentido, é interessante que você já tenha em mãos o seu orçamento de campanha. Assim, será possível ter uma visão muito mais realista dos possíveis cenários, podendo direcionar a sua campanha para aquilo que realmente faça sentido para o momento atual da sua empresa.

Ver sinônimos

Algumas ferramentas de palavras-chave poderão te ajudar a identificar sinônimos e palavras com maior potencial de trabalho durante a pesquisa.

É comum que, ao buscar um termo para entender qual é o seu potencial de tráfego, por exemplo, as ferramentas apresentem outras alternativas dentro daquele mesmo contexto para a sua empresa.

Se você pesquisa por uma head tail, por exemplo, pode receber algumas sugestões de middle e long tail interessantes sobre o mesmo assunto.

Como as palavras-chave podem ajudar uma empresa?

O uso de palavras-chave pode ajudar as empresas a atuarem de diferentes formas no mercado. Para isso, é imprescindível que seja feito um estudo minucioso para levantar os termos mais estratégicos e interessantes para o negócio.

Infelizmente, não é raro encontrarmos empresas que ainda não atentaram para a necessidade de trabalhar esses termos da melhor forma possível. Por isso, decidimos pontuar quais são os benefícios e como essa estratégia poderá te ajudar a melhorar os resultados da sua empresa.

Entender melhor o seu público

Um dos primeiros benefícios da pesquisa de palavras-chave é a possibilidade de entender melhor o seu público. Por meio dessa busca, você poderá descobrir quais são os termos mais buscados pelos seus possíveis clientes, quais são suas dúvidas, que tipo de problemas estão tentando resolver e quais são as suas expectativas.

Os sinônimos apresentados pelas ferramentas também podem ser de grande valia para a estruturação da sua estratégia de comunicação.

Criar conteúdos de qualidade

Se você quer construir um blog ou redes sociais com conteúdos relevantes e de qualidade para o seu cliente, as palavras-chave podem ajudar a nortear a produção desses materiais.

Como dito anteriormente, esses termos ajudam a entender quais são os maiores questionamentos do seu público, que tipo de dúvidas eles estão enfrentando e quais conteúdos essas pessoas costumam buscar online.

A partir disso, você saberá entregar conteúdos realmente relevantes para essas pessoas, abordando temas importantes e se tornando uma grande referência para o seu mercado.

Gerar autoridade no mercado

Com a produção de conteúdo de qualidade voltado estrategicamente para o seu público-alvo, é possível que você consiga gerar ainda mais autoridade no mercado, se transformando em uma verdadeira referência.

O benefício de se tornar uma autoridade é que, a partir do momento em que o mercado te enxerga como um especialista diferenciado, as chances de conseguir converter mais clientes pela sua relevância e histórico é imensa.

Encontrar possíveis temas trabalhar com o público

A pesquisa de palavras-chave também pode ajudar a encontrar possíveis temas para trabalhar nos seus conteúdos.

Como dito, as ferramentas podem trazer sinônimos e sugestões diferenciadas com potencial para o seu objetivo de marketing. Por isso, se você estiver sem ideias de temas para tratar nos seus artigos, por exemplo, pode ser interessante fazer uma pesquisa com termos mais básicos e checar as variações.

Criar materiais nas redes sociais

Além dos conteúdos para os blogs, as palavras-chave também poderão te ajudar a nortear as suas estratégias de redes sociais. Elas permitirão que você levante tópicos relevantes e trabalhe em outros formatos, como pequenos vídeos, infográficos e até uma série de imagens.

É interessante que, caso você queira se tornar uma verdadeira referência de mercado, esteja presente nas plataformas digitais e seja capaz de oferecer conteúdos de extrema relevância dentro dessas ferramentas.

Melhorar o ranqueamento

Melhorar o ranqueamento é um dos maiores benefícios do uso de palavras-chave e ferramentas que ajudam a mensurar esses termos.

Se você quer ser encontrado por possíveis clientes por meio de artigos, páginas de produto ou páginas do seu site, é preciso que os conteúdos ali publicados sejam feitos com base em palavras-chave estratégicas.

Para encontrar os termos que podem te ajudar a melhorar o seu ranqueamento, aumentar o seu tráfego e, consequentemente, possíveis oportunidades de trabalho, é necessário fazer uma boa pesquisa de palavras-chave para encontrar as alternativas mais interessantes para o seu negócio.

Ter um bom ranqueamento poderá ajudar você a reduzir o custo por lead e até conquistar mais clientes de forma orgânica, tendo como estratégia apenas o conteúdo de qualidade nas suas páginas, respondendo às perguntas e dúvidas do seu público por meio de materiais relevantes.

Acompanhar a concorrência

Uma outra característica interessante a respeito das ferramentas de palavras-chave é a possibilidade de acompanhar a concorrência. Algumas permitem que você avalie quais palavras-chave estão trazendo mais resultados para os seus concorrentes, para quais termos eles estão mais bem ranqueados etc.

Com base nisso, é possível avaliar como a sua empresa está, usar algumas ferramentas para fazer um comparativo entre você e seus concorrentes mais expressivos e, claro, a partir daí, encontrar possíveis oportunidades de investimento.

Como entender a intenção de busca?

Um detalhe fundamental, principalmente para aquelas pessoas que estão trabalhando com conteúdo, como artigos e site, é interessante realizar uma pesquisa de intenção de busca com as palavras-chave de interesse.

Por exemplo, se você está pensando em criar um conteúdo sobre “comprar carro usado”, faça uma pesquisa sobre esse termo no Google e veja quais são os resultados na primeira página:

Percebe que os resultados são voltados para páginas de vendas? Na criação de um artigo, por exemplo, as chances de conquistar um bom ranqueamento para esse termo é mínima, visto que, para o Google, a intenção de busca dos usuários que pesquisam por “comprar carro usado” é, de fato, comprar um carro usado.

No entanto, se mudarmos o termo de busca para “vale a pena comprar carro usado”, por exemplo, é possível visualizar páginas de blog e artigos:

Isso nos mostra que, para o Google, essa segunda palavra-chave tem uma intenção de busca mais voltada para a leitura de artigos e busca por informações que não estão contidas em um anúncio de vendas, por exemplo.

Por isso é importante reforçar que a palavra-chave sempre variará de acordo com a sua intenção com aquela estratégia: tenha seu objetivo previamente definido para que seja possível nortear a sua pesquisa e definição de termos-chave para as suas ações de marketing.

Como selecionar as palavras-chave corretas?

Tanto na busca orgânica como nos links patrocinados, as suas campanhas precisam ter as keywords certas para um bom posicionamento do site e alcance do público-alvo. Para isso, especialistas e empresas costumam usar as melhores ferramentas de palavras-chave para identificá-las.

Se você não tiver cuidado, vai apenas perder tempo e dinheiro, com baixo ou nenhum retorno. Os termos precisam estar relacionados ao seu negócio de alguma forma, respeitando o funil de vendas e os objetivos da campanha.

Com as ferramentas de palavras-chave, é possível analisar o volume de buscas dos termos, ajudando a identificar se há resultados. Então, vale estudar os tipos de keywords, tomando cuidado com buscas muito baixas ou com pouca relevância.

A competitividade também deve ser um alerta. Palavras muito amplas podem atrair o público errado, bem como gerar custos desnecessários para a campanha. Na outra ponta, a cauda longa deve ser escolhida quando há público para elas.

Basicamente, as escolhas devem considerar quatro pontos: quantidade de buscas, competitividade para ranquear, custo por clique em campanhas pagas e relevância para o negócio!

Confira abaixo as melhores ferramentas de palavras-chave disponíveis no mercado!

Übersuggest

Übersggest é mais uma ferramenta para pesquisa de palavras-chave. Ela geralmente é utilizada para descobrir nichos de mercado para estratégias de Marketing Digital.

Com ela, você consegue ter acesso a grande parte de sugestões de palavras-chave do Google e pode fazer uma análise de acordo com os termos escritos no campo de busca. Assim como as outras ferramentas, ela mostra tendências de busca, preço por lances e posicionamento dos resultados. Confira os resultados mostrados para a análise da palavra-chave "viagem para gramado":

Ferramentas de Palavras-chave - Übersuggest

O melhor de tudo é que a lista vem em ordem alfabética e numeral e ainda conta com variações das próprias sugestões. A desvantagem da ferramenta é que, infelizmente, ela não fornece dados numéricos.

O destaque fica por conta das orientações geradas automaticamente para criar um conteúdo com maior potencial de ranquemento!

Ferramentas de Palavras-chave - Übersuggest 2

O Neil gentilmente informa o que as características que os melhores resultados possuem

Quer colocar sua empresa nas primeiras posições do Google? Clique aqui para te explicarmos como fazer isso acontecer!

A Übersuggest é uma das melhores ferramentas de palavras-chave para pesquisas rápidas! Isso porque ela tem informações visuais mais agradáveis, além de mostrar os resultados sem precisar fazer qualquer tipo de login.

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