Como ter Muito Tráfego Com o Pinterest no seu Blog - Papo de Leigo

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Como ter Muito Tráfego Com o Pinterest no seu Blog


Ao planejar e começar a criar uma estratégia para elevar o tráfego do seu blog, você já pensou em utilizar o Pinterest?

pinterest

Temos quase certeza que não. Isso porque dificilmente são escolhidos outros caminhos que não se relacionem ao marketing de conteúdo, mídias pagas, e-mail marketing, dentre outros.

Você sabe como usar o Pinterest e qual o seu impacto nas visitas de um site? Pois bem, além de ser uma vitrine com imagens e fotos que causam inspiração em inúmeros assuntos, de decoração a gastronomia e estilo de vida, o Pinterest é uma ferramenta poderosa, capaz de gerar tráfego orgânico para a sua página.

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Acompanhe nosso conteúdo de hoje e saiba como usar o Pinterest para aumentar suas vendas. Compreenda, em detalhes, como a rede social funciona e quais os melhores caminhos para conquistar mais visitantes a partir dela.

Contents [show]

Você sabe como funciona o Pinterest?

Possuindo mais de 170 milhões de usuários em todo mundo, o Pinterest reúne visitantes mais engajados do que muitas redes sociais. Os chamados “pins” vão muito além dos conteúdos de decoração e moda.

Atualmente, ao usar o Pinterest podemos encontrar na rede social publicações sobre produtividade, organização de tarefas, planejamento, gastronomia, etc.

E não é necessário possuir nenhuma rede social para criar uma conta Pinterest.

São dois os grandes “pulos do gato” do Pinterest: trata-se de uma rede com alto poder de viralização e, em contrapartida, ainda não é uma opção popular para as empresas investirem conteúdos de valor.

A rede social do Pinterest vem crescendo cada dia devido ao fato de possui um compartilhamento de imagens de alto nível.

Nesta rede social, o compartilhamento é realizado através dos “pins” que consistem em links de artigos interessantes ou de fotos que estão no computador.

Porém, o que muitas pessoas ainda desconhecem, é a uma função que tem auxiliado muito aos blogueiros como forma de Marketing Digital e permitem fazerem vendas através de produtos digitais.

Esta ferramenta permite o compartilhamento de informações cujas quais você precisa publicar para que seu site tenha muitas visitas por dia, aumentando o nível de publicidade.

Leia este artigo e descubra como você pode utilizar o Pinterest a favor de seu empreendimento virtual aumentando visualizações e engajando suas vendas.

Por que o Pinterest?

Você deve estar se perguntando, “Por que o Pinterest?”, e esta pergunta é muito simples de ser respondida.

Além de ser uma rede social com mais de 170 milhões de usuários, o que já seria um excelente motivo, apenas isso não basta. Esta rede social possui usuários engajados.

Isso porque, as pessoas fazem da rede uma ferramenta para que possam planejar suas vidas, sonhos além de muitas outras coisas.

E o que é melhor, os seus principais concorrentes não fazem uso desta rede, o que a torna ainda mais interessante. É ou não uma boa chance de fazer aquele Marketing que a sua página precisa?

O Pinterest é uma forma de levar aos usuários o que eles querem

pinterest trafego

Agora que você já entendeu que está em um mercado menos competitivo, e com isso você adquire mais vantagens, pense bem quais são elas?

Eu posso te indicar pelo menos uma: ter uma passo à frente da sua concorrência levando aos usuários o que eles querem, de maneira muito simples e prática.

Façamos uma reflexão… Quantas empresas que você conhece possuem páginas no Facebook ou Instagram?

Se você pensou bem, já sabe que são muitas. Agora, reflita mais um pouco, quantas estão no Pinterest?

Muito poucas, pelo que sabemos.

As consequências disso? A rede social se torna um atrativo muito grande para que possam visitar o seu site, aumentando assim, seu Marketing Digital.

Como utilizar o Pinterest a seu favor

Se você chegou até aqui deve estar interessado em saber como utilizar a rede social a seu favor.

Como usar o Pinterest para aumentar suas vendas

Ainda não entendeu como é possível usar o Pinterest e direcionar o seu visitante dos pins para o site?

Veja: ao usar o Pinterest para criar e publicar um pin, você pode utilizar um título persuasivo, utilizar uma pequena descrição e, ainda, inserir um link de destino.

Ao clicar na sua imagem, o Pinterest levará o usuário direto para o seu site. Eis aí a grande facilidade do Pinterest em elevar o tráfego do seu blog.

Agora, vamos lhe mostrar como otimizar a sua conta e torná-la ainda mais efetiva na busca por tráfego orgânico. Acompanhe:

1. Links de redirecionamento

Como estamos falamos sobre aumento de tráfego, você deve ter muito cuidado com os links que utilizará para redirecionar o seu visitante.

Ao criar um pin, existe um espaço chamado “source”, local onde será inserido o link do seu site ou blog.

Lembre-se que, se você não informar o link para o seu site, suas visitas permanecerão apenas no Pinterest!

2. Postagens periódicas

A frequência nas postagens é outro segredo de como gerar mais tráfego para blog através do Pinterest.

O algoritmo da rede se baseia nas atividades frequentes de cada usuário para rankear os melhores pins.

O ideal é que você dedique de 10 a 15 minutos no aplicativo.

Ah, ainda há outro porém. Engana-se quem pensa que essa atividade e frequência no Pinterest refere-se apenas a criação de pins próprios. Salvar pins de outros usuários em outras pastas também é visto com bons olhos pelo algoritmo.

3. Imagens verticais

Como ao usar o Pinterest os usuários estão nos smartphones, é claro compreender que as imagens que mais se adequam são as criadas em formato vertical.

Além de ser muito mais interessante para a visualização no celular, as imagens verticais são muito mais democráticas do ponto de vista criativo. O espaço permite a inserção de um volume maior de conteúdo, tornando o pin muito mais completo.

Você sabe o que são infográficos? São imagens verticais, similares a um folder, que reúnem informações, estatísticas e curiosidades sobre determinado tema.

Por serem lidos com mais facilidade, o que é de praxe nos conteúdos visuais, tornam-se opções bem interessantes para os seus pins.

Existem aplicativos gratuitos próprios para criação de infográficos. O site Canva é um deles!

4. Descrições matadoras

Quando você pensa em um artigo para blog que agrega valor, significa que o conteúdo foi escrito utilizando as melhores das técnicas, certo?

O mesmo ocorre nas descrições do Pinterest.

Descrições sem relevância não agregam valor ao usuário. Nestes casos, dificilmente ele irá se interessar em clicar no seu pin e ir para o seu site.

Uma boa descrição para Pinterest resume, de forma breve e sucinta – geralmente em duas frases – o conteúdo do pin.

Neste texto devem ser incluídos palavras-chaves que adequem-se ao conteúdo, hashtags e uma CTA (call-to-action/chamada para ação).

Tenha um cuidado especial com a CTA: é através dela, localizada no final do texto, que você convida o usuário a visitar seu site e refletir melhor sobre o tema do pin.

E é exatamente neste momento que você ganha mais um leitor para o seu blog!

Dica

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Dica: não otimizar as imagens para SEO – mecanismos de busca – é um dos grandes erros dos empreendedores que utilizam o Pinterest para gerar mais tráfego.

Por isso, não esqueça de incluir palavras-chaves nas descrições, as tags na imagem (que são os marcados que irão categorizar o seu conteúdo, além de hashtags mais populares.

E então, gostou do artigo? Se você ainda não explorou o Pinterest como empresa, explore-o!

A rede social oferece grandes oportunidades para geração de tráfego e disseminação do seu produto ou serviço.

Seguindo todos os passos citados, você eleva consideravelmente seu tráfego e, consequentemente, as vendas do seu negócio.

Otimizando o seu perfil

Para que tudo aconteça conforme você planeja, a primeira coisa a se fazer é otimizar o seu perfil. Para tanto, não são necessárias estratégias mirabolantes neste quesito.

Você deverá utilizar primeiramente, o nome que utiliza em seus outros perfis, porém, se não conseguir, crie um nome de fácil compreensão.

A imagem deve ser aquela que o usuário possa reconhecer e lembrar da sua marca.

Reconhecer o público alvo é um macete de Marketing que não poderá faltar aqui. Portanto, você deve escolher quais pessoas se encaixam no perfil de sua marca.

Invista em um nicho bem específico e crie um conteúdo que faça parte do mundo desse nicho, ambas as ideias devem conversarem.

Não se esqueça de criar um perfil corporativo, pois, isso dará mais credibilidade à sua marca.

Além disso, será possível ter acesso ao Pinterest Analytics que te fornecerá as métricas sociais da página.

Descomplicando: entenda como realmente funciona o Pinterest

Essa ferramenta tem algoritmo, o chamado Smart feed, que determinará que usuário terá acesso ao seu feed, escolhendo pins relacionados e pins que podem ser de interesse do usuário.

Ele mostrará isso levando em consideração as seguintes informações básicas:

  • Qualidade de domínio;

  • Popularidade do pin;

  • Qualidade de quem posta os pins, ou seja, o Pinador. A rede social verifica a quantidade de suas postagens;

  • Relevância, se seus pins são de grande importância para os usuários;

Trafego com Pinterest

Para finalizarmos, vou deixar algumas dicas para otimizar seu tráfego no Pinterest.

  • Boa Técnica de SEO

Utilize o SEO de alt Tag para fazer descrição de suas imagens no Pinterest. Não se esqueça que suas imagens devem possuir apenas uma breve descrição.

As palavras-chave nunca podem ser esquecidas.

  • Redirecione seu usuário

Para que você possa postar o seu pin em na rede é preciso que você preencha a fonte ( source) com o endereço de seu blog.

  • Imagens Verticais

Os smartphones são os mais utilizados pelos usuários do Pinterest, portanto, investir em imagens verticais causam alta performance nos dispositivos.

Entenda o que dizem sobre a sua marca

O interessante desta rede, é que você não pode interferir no que dizem a respeito de sua marca, neste sentido, entender a popularidade de sua marca se faz necessário.

  • Post com frequência

Não esqueça seu perfil! O algoritmo da rede social leva em conta a sua interação com ela, portanto, dedique um pouco do seu tempo criando pins no Pinterest.

Conteúdo Interessante e texto nas imagens

O importante é que o conteúdo tenha uma descrição útil permitindo ao usuário melhor compreensão daquilo que está sendo escrito.

Não poste imagens sem texto, isso pode passar a impressão de que você não tem cuidado com suas postagens, e assim, não terá cuidado com os possíveis clientes.

Eu já tenho minha conta no Pinterest, e você pode fazer o mesmo a partir de agora e começar a ganhar tráfego orgânico no seu blog de maneira constante!

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