Como Ganhar Dinheiro Trabalhando Com as Redes Sociais - Papo de Leigo

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Como Ganhar Dinheiro Trabalhando Com as Redes Sociais

 



uando o assunto é internetplataformas digitais e tecnologia, um período de dois anos pode ser uma eternidade. Cinco anos, então, nem se fala.

Quando comecei a trabalhar com redes sociais, as coisas eram muito diferentes.

Como Trabalhar com as Redes Sociais

Facebook, por exemplo, ainda estava engatinhando aqui no Brasil: era o início da queda do nosso velho e amado amigo, o Orkut.

Twitter, apesar de ainda ter representatividade, era muito mais forte e tinha um alcance muito maior, e a produção de conteúdo para o Youtube ainda não era vista como uma forma efetiva de ganhar dinheiro.

Empresas como Google e Facebook encontraram diversas maneiras de lucrar com as interações sociais propostas pelas redes e, consequentemente, toda a lógica do mercado foi revolucionada.

É claro que, ao trabalhar com redes sociais durante a evolução das plataformas, pude aprender muito sobre diversos fatores que só quem vive a rotina de posts e planejamentos pode contar.

Se você está começando a trabalhar com redes sociais agora, tenho algumas dicas para te dar.

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Não tem mais segredo de que as Redes Sociais tem um enorme poder de formar opinião e isso pode ajudar ou destruir a sua marca ou seu negócio.

Para conseguir não só que a internet fale bem de sua marca e produtos, mas para evitar que ela fale mal, você tem que estar à frente desse processo.

Para isso é necessário que você esteja presente e ativo nas principais redes sociais de forma a criar sua própria imagem.

Ficar de fora das redes sociais é abrir mão de um espaço importante na mídia para não só apresentar seu produto ou marca, mas também de ouvir a opinião do seu consumidor.

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Qual a Função das Redes Sociais Para o Seu Negócio?

Aumentar minhas vendas. Tornar o meu produto mais conhecido, oferecer ofertas, encontrar patrocinadores.

A princípio essas respostas parecem corretas, mas venha comigo e descubra o que as redes sociais podem fazer para o seu negócio.

As redes sociais são criadas pelo relacionamento contínuo e duradouro das pessoas e comunidades que participam e têm um valor intrínseco, pois criam uma enorme rede de propagação de informações.

Nas redes sociais, cada pessoa influencia não um grupo de amigos, mas vários grupos de comunidades às quais pertence, com várias pessoas que influenciam outras comunidades, que multiplica qualquer mensagem de interesse coletivo.

Essa é a verdadeira função das redes socais o restante são consequências de ações na sua rede.

Gerenciamento de contas e frequência de publicação

Quando as redes sociais começaram a ser levadas como uma área do mercado de trabalho da comunicação, não existiam muitas opções para gerenciar contas de clientespáginas e publicações.

Nesse caso, a questão não era a falta de conhecimento, era a falta de opções. O Facebook, por exemplo, que hoje em dia tem a plataforma Facebook Business para gerenciamento de clientes e um sistema próprio de publicidade, não apresentava nenhuma solução que facilitasse a vida dos social media.

Outra coisa que poucas pessoas comentam é a frequência de posts que devem ser publicados nas redes sociais.

Depois de fazer o curso de Fórmula negócio Online do produtor Alex vargas, ficou tudo muito mais claro para mim.

No curso, aprendi que existe uma frequência ideal de publicações para cada rede, e que essa frequência pode influenciar fatores como alcanceengajamento e relevância de uma página ou perfil.

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Interações com o público

Sabe aquele página de empresa que responde todas as dúvidas de clientes e seguidores com um texto padrão e genérico? Pois é, não seja essa empresa.
Ao trabalhar com redes sociais, é muito importante ter em mente que os clientes gostam de se sentir especiais e bem tratados, inclusive na internet. Pensando assim, as respostas padronizadas acabam pegando muito mal para uma empresa.

Para resolver essa questão, em primeiro lugar, você deve conhecer muito bem seu público-alvo, para saber como dirigir-se à ele.

Depois, você pode elaborar uma lista com as perguntas, dúvidas e problemas mais frequentes, para prever com certa antecedência as necessidades dos clientes e gerenciar o tempo gasto com esse trabalho.

Sim, você vai precisar de um tempo considerável para conseguir responder as interações na página ou perfil da sua empresa, e essa é a parte mais difícil. Porém, o retorno positivo pode ser surpreendente.

Trabalhar com redes sociais.

Sei que é clichê, mas preciso citar o exemplo do Ponto Frio. O pinguim (<3), como é carinhosamente conhecido nas redes sociais, é um perfil que não economiza nas interações personalizadasgírias e emojis.

O resultado disso é um amplo conhecimento de marca, a satisfação dos consumidores e a criação de uma relação de carinho entre o público e a empresa (e, certamente, o aumento das vendas das lojas físicas e online).

Planejamento editorial e pensamento estratégico

Sim, ter um planejamento editorial e pensar nas redes sociais estrategicamente é muito importante para obter melhores resultados e analisar o retorno sobre o investimento (ROI) ao trabalhar com redes sociais.

Parece óbvio que o trabalho de social media não é só postar cards e links em uma página, certo? Errado, muitas pessoas pensam que é só isso mesmo, e elas estão redondamente enganadas.

Trabalhar com redes sociais.

O trabalho de um bom social media deve ser pautado por planejamentos de conteúdorelatórios de métricas e muito pensamento estratégico. Para realizar todas essas etapas, existem algumas dicas:

  • Defina quais são os objetivos de comunicação e de vendas da sua empresa e planeje suas ações com base nesses dados;
  • Pesquise seu público-alvo e trabalhe com a criação de personas. Essas personas te darão um panorama dos interesses de possíveis clientes e serão importantes para estabelecer um planejamento focado e efetivo;
  • Produza e publique com frequência: nada pior do que uma página sem atualizações e novidades;
  • Analise frequentemente os dados fornecidos pelas redes sociais sobre o seu público e sobre a interação dos usuários com as suas publicações. Essa preocupação pode te ajudar a identificar novos nichos de mercado e novas maneiras de atingir mais clientes;

 Dicas de como trabalhar com as redes sociais:

como trabalhar com as redes sociais

 

DICA 1- Crie uma página no Facebook e um perfil no Instagram:

Não queira criar uma rede social para o seu negócio com seu nome com suas fotos particulares.

É necessário você criar um perfil e uma página com uma logomarca, com a visão e objetivo do seu negócio.

DICA 2 – Engajamento nas comunidades e grupos: 

Agora com um perfil profissional criado é hora de encontrar o seu consumidor. Para isso você precisa entrar nas comunidades e grupos relativos ao seu negócio, pois é lá que está a fonte do seu tesouro.

DICA 3 – Conteúdo atrativo e envolvente:

Nas redes sociais não se pode criar textos grandes, pois quase ninguém vai ler. O ideal é pequenos textos com até 200 palavras, mas o mais importante é em poucas palavras criar um conteúdo que desperte o desejo do seu consumidor.

DICA 4 – Imagens que falam por si: 

Redes sociais tais como, Facebook e Instagram têm como ponto essencial de atração as imagens. Se a imagem chamar atenção do consumidor, aí sim ele vai partir para ler o conteúdo. Alimente semanalmente as suas redes com imagens que traz significado e desperte a atenção para o seu negócio.

DICA 5 – Relacionamento com seu cliente: 

Não adianta ter redes sociais, colocar textos e nãos e relacionar com o seu consumidor. A dica aqui é leia os comentários e responda-os, caso apresente dúvidas se mostre sempre a disposição para ajuda-lo.

No dia do aniversário mande uma mensagem para seu consumidor. Esse pequenos cuidados são fundamentais para o seu negócio no mundo digital.

Para isso reserve um horário, de duas vezes na semana para trabalhar seu relacionamento com o seu público nas redes sociais.

DICA 6 – Não misture propaganda ao conteúdo: 

Isso torna o texto desinteressante, pois o cliente percebe que você está querendo vender.

Quando fizer um texto não divulgue propagandas, coloque seu contato ou somente o endereço de seu blog ou site.

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Forte abraço para todos!

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