Definir Persona não será mais dificuldade pra você! Saiba o porque - Papo de Leigo

domingo, 16 de agosto de 2020

Definir Persona não será mais dificuldade pra você! Saiba o porque

 

Como definir persona? Ou sabe o que é? Ou o que significa?

Provavelmente, você já se fez essa pergunta!

Se você trabalha como afiliado, ora ou outra vai ter que encarar esta tarefa!

Seja para melhorar sua comunicação e começar a ter resultados, ou ainda para melhorar os resultados que você já tem mas ainda não está satisfeito.

Esteja em qualquer uma das hipóteses, este artigo é para você!

persona

Muitas vezes acontece de vários afiliados não conseguirem ter resultados com seus negócios, e não sabem porque.

E não são raras as vezes em que o motivo é a falta de uma persona bem definida.

Inclusive isso aconteceu comigo, eu fiquei um tempão travada, se ver evolução no meu negócio, e mais adiante descobri que o que faltava era justamente um avatar bem definido.

Por este motivo, trouxe neste artigo pra você todas as estratégias que eu usei para definir a minha persona.

Para que assim, você também consiga definir a sua e avançar aí no seu negócio online.

Bora lá?

AFINAL, O QUE É A TAL DA PERSONA?

o que é persona - Como definir persona é uma dificuldade pra você? Agora não mais!

Se você trabalha como afiliado, provavelmente já sabe.

Mas, vou fazer um breve resumo aqui, já que a persona é a base do nosso trabalho de afiliados.

E por isso, é extremamente importante que este conceito esteja bem definido pra você.

A persona é um personagem fictício, que representa o seu cliente ideal, que você vai criar baseado em fatos reais.

Para isso, você vai pesquisar os gostos do seu público alvo, quais são seus interesses, dores e problemas que precisam resolver.

Tudo isso você vai afunilar, até chegar a um perfil só, que será o seu avatar, ou persona.

COMO DEFINIR PERSONA – DICAS PRÁTICAS

Para te ajudar nesta tarefa, eu vou te dar 5 dicas práticas, porque eu sei que aprender como definir persona é uma pedra no sapato de muitos afiliados.

Inclusive, também foi pra mim durante um bom tempo.

E enquanto eu não ultrapassei essa barreira, e defini muito bem o meu avatar, não conseguir levar meu negócio adiante.

Então, vamos lá.

NÃO TRABALHE COM ACHISMO

persona - Como definir persona é uma dificuldade pra você? Agora não mais!

Quando você pensar em como definir persona, trabalhe apenas com informações que você pesquisou e verificou que são reais.

E não suposições, como por exemplo:

Ah! Eu acho que a minha persona pode gostar disso aqui…

Não!!

Pesquise, procure saber, busque informações reais.

Só assim você não corre o risco de dar um tiro no pé, e produzir um conteúdo que nem vá atrair o público que você deseja.

E quando eu falo pesquisar, é pesquisar a fundo mesmo.

Não é uma pesquisa superficial, uma busca aqui e outra ali não…

E sim, dedicar uma boa parte do seu tempo a uma pesquisa realmente aprofundada.

Fazendo isso, você vai facilitar todo o restante do seu trabalho.

E o melhor, seu trabalho será eficaz. Vai produzir resultados.

ONDE BUSCAR AS INFORMAÇÕES?

onde buscar sua persona

Esta é a pergunta recorde que as pessoas me fazem quando se trata de persona.

E para responder, vou falar de duas situações.

A primeira, é quando você já tem uma audiência formada.

Mesmo se for pequena, seja no YoutubeInstagram ou qualquer outra mídia, será muito mais fácil para você fazer esta pesquisa.

Isso porque todas as informações que você precisa já estarão dentro das suas próprias mídias.

E como buscar isso?

  • Analise o perfil dos seus seguidores;
  • Verifique as informações básicas, como: gênero, faixa etária, estado civil, profissão, classe social…;
  • Se trabalham fora, se tem filhos;
  • Quais os seus hobbies;
  • Que tipo de conteúdo mais gostam…
  • Faça uma verdadeira varredura dentro da sua própria audiência.

O objetivo é saber exatamente o que eles estão buscando, porque estão te seguindo.

Além disso, é interessante também você fazer essa mesma análise em perfis semelhantes ao seu que a sua audiência também acompanha.

Outra coisa importantíssima que você deve verificar é que tipo de postagens elas fazem nos seus próprios perfis.

E digo isso porque aí é uma forma simples e clara de você saber exatamente quais são seus interesses.

Então pesquise bastante, e tome nota de tudo que encontrar.

Outra fonte riquíssima para você fazer essa pesquisa de público são os comentários.

Ali, posso te dizer que é uma mina de ouro pra pesquisa. Tanto os comentários que as pessoas fazem nos seus posts, quanto nos posts de outros perfis também.

Fique atento às perguntas, pois elas são a forma mais fácil de identificar dores e problemas do seu público.

Inclusive, vou aproveitar para te passar uma sacada mestre:

Pegue estas perguntas e dúvidas e transforme em conteúdo para disponibilizar para sua audiência. E neste conteúdo forneça a solução do problema que ela estava buscando.

Te garanto que a conexão será imediata!

Portanto, comece já a passar um pente fino nos comentários de todas as suas mídias.

Sim, é um trabalho meio chato e demorado também. Mas o tempo que você vai gastar nisso vai te economizar lá na frente MUITO e MUITO mais tempo de trabalho.

Porque quanto mais específica e bem definida você criar sua Persona, mais simples será o seu trabalho de comunicação depois.

Tudo fluirá mais naturalmente, você já irá saber exatamente o que, como e quando falar, e automaticamente seu público irá se conectar com você.

Mas…e quando você não tem uma audiência construída?

Simples!

Pegue tudo o que eu te falei, e faça no perfis dos coleguinhas…rs

Não há nada de errado nisso, você estará apenas fazendo uma pesquisa de mercado.

Obviamente que você não irá copiar conteúdos dos outros para suas mídias, isso sim é falta de ética e profissionalismo.

Agora, se você ainda não tem uma audiência, esta é a melhor forma para definir sua persona de maneira eficaz.

Depois, à medida que você for construindo sua própria audiência, você vai aprimorando essa pesquisa e coletando informações do público que vai te acompanhar.

Ao final, você chegará ao mesmo resultado.

HORA DE CRIAR SUA PERSONA REAL

como criar uma persona - Como definir persona é uma dificuldade pra você? Agora não mais!

Agora que você já tem todas as informações coletadas, hora de partir para a construção do seu avatar propriamente dito.

Pegue papel e caneta, e vá afunilando tudo aquilo que pesquisou até chegar em um personagem só, ou seja, sua persona.

Crie um personagem mesmo, de verdade, minha persona tem até nome…

Quanto mais específico você for, mais vai facilitar o seu trabalho de comunicação depois.

Sei que é muita coisa, mas não tem como definir persona de forma eficiente sem passar por todos estes passos…confia em mim, vai valer a pena!

Exemplo de persona:

José, casado, motorista, tem 2 filhos, trabalha como motorista. Seu hobbie preferido é assistir jogos de futebol na TV. Seu maior medo é não conseguir ter condições de pagar uma boa faculdade para os filhos.

Coloque o maior número de informações possível, não fique pensando que é bobagem.

Quanto mais detalhado, melhor.

E coloque em mente que todo o seu trabalho de afiliado será desenvolvido com base neste personagem que você criou.

CUIDADO COM A PERSONA NEGATIVA

marketing de afiliados 1 - Como definir persona é uma dificuldade pra você? Agora não mais!

Meu Deus do céu, Paula, o que que é isso? Persona Negativa? Nunca ouvi falar disso na minha vida!!

Calma, que eu vou explicar!

Persona negativa é aquela que não vai de encontro aos produtos que você quer trabalhar.

E por isso não podemos deixar de ter este cuidado quando falamos em como definir persona.

Por exemplo, vamos voltar ao exemplo do nosso avatar José, lá de cima.

Suponhamos que ele ganhe um salário mínimo por mês e paga aluguel.

E suponhamos também que você esteja divulgando um produto que ensina a trabalhar na internet, e que custa 1.000 reais.

Quando que o José terá condições de te comprar esse produto?

Nunca, né gente!

Ele ganha um salário mínimo, tem dois filhos e ainda paga aluguel. Ele jamais terá condições de virar um cliente seu!

Por mais que sua persona esteja bem definida, que sua comunicação esteja correta e se conectando com esta persona, você não vai vender.

E nós afiliados precisamos vender né minha gente! Precisamos pagar as contas…rsrs

Então, além de tudo que eu já falei, é preciso também este cuidado de verificar se sua persona e seu produto estão no mesmo nível.

A PERSONA NÃO É IMUTÁVEL

como definir um avatar - Como definir persona é uma dificuldade pra você? Agora não mais!

Não pense que você irá criá-la uma única vez e o trabalho terminou por aí…

Sinto dizer, mas não é bem assim!

Muito cuidado com isso, pois a persona sempre estará em constante transformação.

Assim como qualquer pessoa, os interesses, os gostos pessoais, tudo isso vai sofrendo modificações ao longo do tempo, e cabe a você sempre acompanhar essas mudanças.

Isso se não quiser ficar pra trás né?!

E como fazer isso?

Da mesma forma, gente. Prestando sempre atenção ao seu público.

E sempre ajustar sua comunicação e seus conteúdos ao interesses dele naquele momento.

Dessa forma, você se manterá atualizado e sempre produzirá conteúdos pelos quais sua persona realmente está interessada.

Bem, então estas foram as minhas dicas e estratégias de como definir persona, para facilitar o seu trabalho.

Eu passei um bom tempo travada nesta tarefa, e não conseguia progredir no meu negócio por conta disso.

Por algum tempo até acreditei que tinha criado minha persona, porém mais a frente descobri que não era nem de longe um trabalho bem feito.

Só consegui ultrapassar esse obstáculo no meu negócio, depois que comecei a estudar Copywriting.

Aí sim, fiz uma reviravolta no meu negócio, bati o martelo na minha persona, e os resultados começaram a aparecer.

Vou deixar aqui abaixo o link do treinamento que eu fiz, que foi o Copy Sem Segredos, da Gislaine Batista, para você conhecer.

Copy Sem Segredos - Como definir persona é uma dificuldade pra você? Agora não mais!

COMO DEFINIR PERSONA – DICAS EM VÍDEO

Vou deixar também aqui abaixo um vídeo, onde eu expliquei de forma mais detalhada todas as técnicas de como definir persona que eu te passei aqui.

Já aproveito para te convidar para se inscrever no canal e aproveitar também os conteúdos que eu estou sempre postando por lá!

No mais é isso, meu objetivo com artigo, é que você não passe pelo mesmo transtorno que eu, não perca tanto tempo quanto eu perdi, e consiga definir logo seu avatar e tenha muito sucesso aí no seu negócio.

Não deixe de fazer cada passo, pois todos são importantes para que você tenha bons resultados depois.

Todo o seu trabalho de afiliado será baseado nisso, então, capriche!

Um abraço, e até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário