Como Posicionar no Google e Realizar Muitas Vendas com SEO - Papo de Leigo

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Como Posicionar no Google e Realizar Muitas Vendas com SEO

 

Você já faz conteúdo e está cada dia mais estudando e aprendendo tudo sobre SEO, mas seu post ainda não alcançou o tão desejado primeiro lugar. Temos a solução para você. Confira este passo a passo para você chegar ao topo, sem segredos algum.

Marketing digital, SEO, Inbound Marketing, Marketing, Publicidade, Transformação Digital, Marketing de Conteúdo, Branding, E-commerce, Thumbnail, Fan Page, Lead, Hashtag Palavras-chave…

Vocês sabe o que essas palavras tem em comum? Além de serem altamente relevantes e do altíssimo volume de buscas?

O primeiro lugar do Google para todas elas pertence a uma boa estrategia em técnica de SEO.

seo

No post hoje eu vou explicar o passo a passo, sem segredos, de como nós aqui do site Infordicas fazemos para conquistar resultados tão incríveis para essas palavras-chave, mesmo em um mercado tão disputado como o de Marketing Digital.

Vou ensinar os passos para você criar conteúdos dignos da primeira posição do algorítimo do Google!

A ideia não é um post focado em escrita, mas em otimizações (desde a escolha da palavra-chave até a divulgação do conteúdo) focadas em alcançar o topo do Google!

Todos podem conseguir, então por que você não pode conseguir também?

E com certeza esse blueprint do blog post perfeitos aos olhos do Google poderá levar os seus conteúdos para o topo das SERPs.

Agora que você já tem alguma noção vamos então conferir!

Escolher a palavra-chave certa

Para aparecer em primeiro lugar no Google, a primeira pergunta que você precisa responder é:

“Para qual busca eu quero ser a resposta ideal”?

Ou, em outras palavras, quais as principais palavras-chave para o meu blog no presente momento.

Muitas pessoas não conseguem rankear bem no Google porque já erram nesse passo.

Aqui, as pessoas costumam cometer erros graves como:

  • Não otimizar para palavra-chave nenhuma
  • Otimizar um único post para várias palavras-chave
  • Otimizar para palavras-chave irrelevantes

A chave para resolver esse problemas é lembrar que todo conteúdo do seu site é focado em uma palavra-chave principal!

Mas como saber qual é a palavra-chave ideal?

Primeiro você precisa identificar quais são as palavras-chave que a sua persona procura. Para isso faça um pesquisa utilizando uma boa ferramenta:

Mas não se deixe enganar por volumes de busca estratosféricos!

Por exemplo:

Visão geral Facebook Semrush

Uau! 226 milhões de buscas por mês!

Mas temos uma certeza, você nunca vai ranquear em primeiro lugar e dificilmente o usuário vai descer além dessa visão:

SERP de Facebook

Afinal, 99% das vezes a pessoa só quer acessar o Facebook.

Apesar de importante, volume não é tudo.

Identifique as palavras que potencialmente podem levar o seu público para o seu funil de vendas. As suas palavras-chave principais não são as que geram mais tráfego, mais as que atraem um tráfego qualificado!

De nada adianta nosso blog ranquear em primeiro lugar para “bicicleta” se ninguém que acessa esse conteúdo vai comprar nossos serviços.

Aprender como rankear seu conteúdo no Google é fundamental para quem deseja ganhar dinheiro na internet sem investir em anúncios. trafego orgânico para quem está começando.

Se você já conseguiu posicionar um artigo, mas não vendeu com ele, recomendo ler esse artigo até o final para saber como mudar isso, de uma vez por todas. 

Mostrarei os 3 fatores principais que fazem com que isso ocorra. 

É claro que nesse caminho pode acontecer muitas coisas, mas durante esse tempo que dou consultoria de SEO para várias pessoas, percebi que existem padrões que levam a essa ocorrência acontecer com frequência. 

Erros que a maioria das pessoas cometem, e que no começo do meu trabalho eu também cometi. Vamos lá? 

Como rankear no Google – 3 erros principais que todos cometem 

Como ranquear no Google

1 – Relação Avatar X Produto 

Já sabe o que é Avatar? É o nome que usamos no marketing digital para definir o seu público-alvo. É o grupo de pessoas que potencialmente têm mais interesse no seu produto ou serviço, para quem você vai direcionar toda a sua atenção e, lá na frente, o seu esforço de venda.

O avatar é seu cliente ideal, aquela pessoa que tem a necessidade e desejo de alcançar alguma coisa que sua oferta proporciona. 

Por exemplo: Seu público é aquele que deseja aprender trabalhar e ganhar dinheiro fazendo brigadeiros gourmet. 

Na hora de criar o conteúdo para essas pessoas você precisa pensar em quem é a pessoa que vai consumir esse conteúdo. 

O que ela está querendo saber? 

Quais são as dificuldades que ela encontra e que não consegue vencer? 

No próprio vídeo e página de vendas do produtor, você já consegue perceber e entender quem é o avatar ideal para o curso/produto. 

A conexão perfeita do avatar com o produto é quando o cliente tem um desejo que o produto é capaz de ajudá-lo a realizar. 

É por isso que fazer um estudo completo do avatar é fundamental para escolher o produto certo e não desperdiçar conteúdo na internet. 

Você precisa criar conteúdo respeitando as coisas que o curso oferece, pois assim atrairá apenas as pessoas que realmente tem interesse na oferta. 

2 – Copywriting (copy)

copy no marketing

Copywriting é o processo de produção de textos persuasivos para ações de Marketing e Vendas, como o conteúdo de emails, sites, catálogos, anúncios e cartas de vendas, por exemplo. O profissional responsável pelo desenvolvimento do texto (também chamado de “copy) é conhecido como Copywriter.

A famosa copy nada mais é que a linguagem que você precisará utilizar em seus artigos de venda/conversão. 

Diferente dos termos usados em um artigo comum de conteúdo, para vender um produto/curso é necessário utilizar uma linguagem diferenciada. 

Copywriting é a forma de escrita que engloba gatilhos mentais e linguagem persuasiva, mostrando ao público que aquela oferta é ideal para ele. 

Os textos de vendas devem ser persuasivos sem ser apelativo e precisa se conectar com a pessoa que está lendo, seu cliente ideal. 

Sempre crie seus textos de conversão utilizando os elementos da página de vendas do curso/produto que estiver promovendo. 

3 – Intenção da palavra chave 

palavras-chave-o-que-sao
 
Intenção da Palavrachave

Qualquer palavraschave deve possuir três características indispensáveis: volume ou popularidade, relevância ou dificuldade de rankeamento e intenção. Como já vimos algumas coisas sobre volume e relevância acima, agora gostaria de falar um pouco sobre a intenção das palavras-chave.

Uma das formas mais comuns de como rankear no Google é a utilização de palavras chave.

Mas, por incrível que pareça, muitos produtores de conteúdo simplesmente negligenciam isso e por isso não chegam ranquear nada na primeira página. 

A primeira coisa que precisa pensar quando for fazer um artigo de vendas, ou conteúdo, é como as pessoas chegariam até aquele conteúdo. 

As palavras chave que são digitadas pelos usuários do Google não determinam que tipo de intenção elas estão demonstrando. 

Alguém pode digitar, por exemplo: como fazer alongamento de unha, e na verdade querer saber apenas como faz, mas não necessariamente querer comprar um curso para aprender. 

Para descobrir a intenção da pesquisa é importante colocar essa palavra chave no Google e ver o conteúdo dos resultados que aparecerem. 

Perceba se existem conteúdos gratuitos ensinando como alongar as unhas, ou se existem muitos artigos vendendo cursos dentro desse assunto. 

No caso, para vender um curso, o ideal seria escolher uma palavra chave que indicasse que existe uma intenção de compra como, por exemplo: Curso de alongamento de unhas

Quem pesquisa por “curso”, demonstra que, aparecendo o produto/curso certo, estará disposto a fazer a compra. 

Coloque as palavras chave dentro de um buscador como o Ubersuggest para fazer a análise correta e usar as expressões que ajudarão vender o produto mais facilmente. 

FNO

Temos um vídeo também ensinando a escolher as melhores palavra-chaves e isso ajuda ter seu conteúdo com um bom rankeamento no Google sem gastar dinheiro.

 Veja esse outro exemplo dentro do nicho de culinária: 

Receita de Bolo de Brigadeiro Gourmet 

Quem faz esse tipo de pesquisa, não necessariamente está procurando um curso. 

Pode ser alguém querendo apenas fazer o doce para comer com a família, ou para a festinha do filho. 

Pode até ser que ela queira fazer o bolo para vender, mas não está interessada em comprar um curso completo. 

Como fazer bolo de brigadeiro para vender

Uma pessoa que faz esse tipo de pesquisa já está interessada em aprender como fazer o doce para vender. 

Seria uma pessoa já mais propensa a encontrar um artigo de conversão, visitar a página de vendas do curso e comprar. 

Ou apenas alguém que está vendo se existem cursos que ensinam fazer brigadeiro para vender. 

De qualquer forma, essa pesquisa tem mais intenção de compra que a primeira. 

Curso online de Bolo de brigadeiro gourmet 

A pessoa que faz essa pesquisa está procurando por um curso online para aprender fazer bolo de brigadeiro gourmet. 

A chance de alguém que faz essa pesquisa comprar um curso é muito maior do que a dos dois primeiros casos. 

Veja, aqui nesses exemplos você pode entender melhor como rankear seu conteúdo no Google com a palavra-chave de intenção certa, é o diferencial para seu artigo vender sempre!

Quando você pensa na intenção da palavra chave e o que o público deseja, consegue criar artigos com uma copy diferenciada que leva a realizar vendas recorrentes diariamente. 

Responda a intenção do usuário

Por trás de toda busca em forma de palavra-chave feita no Google existe uma grande dúvida!

Quando alguém digita alguma coisa no buscador, ela espera descobrir algo.

Por exemplo, se a pessoa procura “tamanho da torre Eiffel”, a intenção dela é ver isso:

SERP altura da torre eiffel

Ela não quer saber a história, ela não quer saber quem construiu e nem o ano de construção. Ela quer simplesmente saber a altura da torre! E é exatamente isso que o Google exibe para ela.

E se a pessoa busca por Marketing Digital? Qual é a intenção que esse usuário tem?

De certa forma é simples imaginar. Ela quer saber o que é e como fazer, certo?

Vamos ver o que a página de resultados nos conta:

SERP Marketing Digital

Percebemos que realmente é isso que as pessoas estão procurando! Afinal, todas as principais posições do Google são de conteúdos educativos e explicativos.

Agora, e se uma pessoa busca por cachorros fofos ou fantasias de Halloween? Que tipo de resultados veremos?

SERP fantasias halloween

SERP cachorros fofos

Podemos observar que as páginas de resultados começam com imagens. E, se você clicar nos conteúdos para as duas SERPs, você verá que eles são cheios de ilustrações.

Ou seja, se você escrever um post completo explicando o que são cachorros fofos, listar as raças, fazer otimizações On Page você vai…?

Exatamente! Rankear mal!

O seu post precisa ter imagens! Os fatores que mencionei são essenciais, mas o usuário espera ver imagens desses cachorros fofos ou dessas fantasias de Halloween.

Escrever o melhor conteúdo sobre o tema

conteúdo

Agora é hora de produzir a melhor resposta possível para o Google apresentar para os leitores.

Você não observou tudo o que os concorrentes e os seus equivalentes estrangeiros estão produzindo apenas para definir os tópicos a serem abordados!

Ler os conteúdos que você quer passar é fundamental para chegar ao topo.

Dessa forma você entende tudo o que seus concorrentes abordam e…

Ofereça um conteúdo único

Um dos principais fatores de ranqueamento para o Google é apresentar um conteúdo único.

Se você faz um conteúdo que gera o mesmo valor que o do seus concorrentes, mas com palavras diferentes, por que o Google rankearia você e não eles em primeiro lugar?

Identifique como o seu conteúdo pode gerar mais valor do que o deles.

Talvez seja emendando um vídeo dentro do conteúdo, ou quem sabe fazendo um infográfico?

Talvez seja usando dados de pesquisas ou estudos feitos pela sua empresa.

Não importa o que você vai fazer, mas tenha um diferencial no seu conteúdo para todos os outros. Ofereça aquilo que os seus concorrentes não conseguem oferecer.

Após identificar os elementos que você pode usar para tornar o seu artigo único, é hora de colocar a mão na massa.

Mostre para o Google que o seu conteúdo é de qualidade

O que é um conteúdo de qualidade aos olhos do Google? Quais são os fatores que mostram para o buscador se um conteúdo é bom ou ruim?

Todas as métricas a seguir precisam ser acompanhadas de perto por você, são esses sinais que vão apresentar ao Google se o seu conteúdo é digno de uma posição privilegiada na primeira página.

Tempo de permanência na página:

tempo permanência na página

O tempo que a pessoa gasta dentro da página do seu site é uma das principais formas do buscador interpretar se o seu conteúdo é bom ou não.

Afinal, se você entra em um site com conteúdo péssimo e que não chama a sua atenção, você logo retorna para a página de resultados e vai atrás de outro conteúdo — melhor — para responder a sua dúvida.

Portanto, o tempo de permanência mostra ao Google se as pessoas estão lendo o seu conteúdo e se ele é atraente o suficiente para mantê-las ali dentro.

Claro que, sozinho, esse sinal pode ser enganoso.

Uma pessoa pode passar alguns minutos no seu site porque a navegabilidade é péssima e ele não encontra nada lá, não é verdade?

Por isso é importante somar outras métricas a esse importante sinal, como:

Bounce rate:

A taxa de rejeição do seu conteúdo representa o número de pessoas retornam ao buscador sem interagir com o seu site. (A métrica no seu Analytics mostra as pessoas que saíram sem interação. Ela pode ser configurada de acordo com a suas necessidades).

Se uma pessoa acessa a sua página, você deve fazer com que ela interaja, comente, assista a um vídeo, faça um comentário, acesse outros conteúdo, tudo isso mostra ao Google que a pessoa está gostando e interagindo com o seu post.

Essa métrica está diretamente relacionada à próxima:

Páginas por visita:

Se você compra o livro de um autor, termina de ler, volta à livraria e compra outro livro do mesmo autor, posso deduzir que você gostou dele, correto?

É por isso que a métricas páginas por visita é tão relevante.

Por mais que a pessoa leia o seu post inteiro e até interaja com ele, se ela terminar e sair do blog, pode mostrar que, apesar de bom, o seu conteúdo não despertou a interesse do leitor para ler mais páginas do seu site.

Quanto mais páginas a pessoa acessa por visita, melhor é o sinal. Isso mostra que os seus conteúdos são tão bons que as pessoas não conseguem se satisfazer com a leitura de apenas um!

CTR

A taxa de cliques é também um sinal importante para você mostrar a qualidade do seu texto, especialmente do seu título.

Um bom conteúdo começa por um bom título. De nada adianta ter o melhor conteúdo do mundo, se ninguém vai clicar e ler.

Por isso é fundamental ter um título de qualidade e uma meta descrição atrativa.

O CTR também mostra para o Google que as pessoas já estão familiarizadas com a sua marca e esperam um bom conteúdo.

Bom, esses sinais são fundamentais, mas como você faz para garantir que todos eles estarão satisfatórios?

Para isso é necessário escrever o melhor…

Conteúdo para blogs

conteúdo para blogs

Esse conteúdo não é focado em dicas de escrita para otimizar o seu texto, para isso vou indicar que você leia outro conteúdo que eu escrevi: conteúdo para blogs

O foco dele é apresentar dicas para a sua escrita para você ter um conteúdo rico e que prenda os seus leitores, garantindo que ele mostra ao Google todos esses sinais que falei para você acompanhar!

Dentro dele você aprenderá a fazer introduções que prendem o leitor, títulos que realmente funcionam e dicas para otimizar o tempo que o leitor passa no seu blog.

Nesse ponto é essencial dizer que você, obrigatoriamente, precisa produzir um conteúdo que:

  • tenha um título que convença o usuário a ler a postagem;
  • escreva uma introdução que prenda o leitor e mostre os benefícios de ler o conteúdo até o final;
  • faça intertítulos que apresentam benefícios claros e despertem o interesse do leitor;
  • crie um conteúdo de leitura agradável (escaneabilidade);
  • faça um índice e invista na navegabilidade do leitor;
  • faça CTAs irresistíveis.

Esses fatores são essenciais para um conteúdo fazer sucesso e se manter no topo do Google.

No conteúdo que sugeri no princípio deste tópico eu explico como fazer cada uma dessas otimizações de escrita.

Se você conseguir otimizar o seu conteúdo dessa forma e garantir que o Google verá os sinais que mencionei de forma positiva, as suas chances de aparecer no topo serão altíssimas.

Otimizações On Page

Após escrever o melhor conteúdo sobre o tema e garantir que ele responde a intenção do usuário, é importante deixar ele perfeito aos olhos do Google.

Algumas otimizações On Page são fundamentais para alcançar bons rankings.

1. Seja otimizado para Mobile

otimizado para mobile

Bom, nem vou explicar muito aqui.

Atualmente o Google prioriza e indexa a versão mobile da suas páginas. Portanto, se o seu conteúdo não responsivo ou não funciona muito bem em celulares, pode esquecer qualquer chance de ranqueamento.

De verdade.

2. SEO Title

Dentre as otimizações On Page que eu faço, sem dúvidas é nessa que eu gasto mais tempo.

Quando o meu conteúdo já está pronto, eu acesso o Search Console e confiro as principais buscas que levam o meu leitor até o conteúdo. Dessa forma eu consigo otimizar os meus títulos de acordo com a necessidade do usuário.

O processo é basicamente o mesmo que mostrei para definir os tópicos a acrescentar em um conteúdo que já está pronto.

Você vai escolher uma página e conferir as buscas que levam as pessoas até ali:

Search analytics consultas

Outra dica que dou para fazer um título realmente atualizado para cliques é observar os anúncios do Google Adwords.

Resultados pagos para SEO

Geralmente aqueles conteúdos são minuciosamente criados para receber cliques, portanto cada vírgula ali pode valer muito para o anunciante.

Isso significa que esses títulos são extremamente otimizados. Portanto, nada mais natural do que aprendermos um pouco com eles.

Meta Descrição

Outra otimização On Page que é necessário gastar tempo para fazer da melhor maneira possível é a meta descrição.

Ranquear em primeiro lugar para palavras-chave como Marketing Digital e E-commerce pode ser definido nos detalhes!

E uma meta descrição melhor que a do seus concorrentes diretos pode ser o diferencial que você precisa para vencer no CTR e ganhar posições.

Atualmente o Google aumentou o número de caracteres das meta descrições, o que abriu uma excelente oportunidade para você fazer descrições maiores e mais chamativas.

Poucas pessoas estão explorando esse snippet maior que o Google disponibilizou e isso pode ser um ótimo diferencial para você.

Meta description Inbound Marketing

Veja como a descrição já pode ter até 3 linhas!

E lembre-se: a meta descrição deve ser focada em atrair cliques! Além disso, não deixe de usar a palavra-chave, ela fica em negrito chamando atenção do leitor.

tema avenger

Outras otimizações

Destaquei as duas anteriores por serem as que mais afetarão o seu CTR nas páginas de resultados do Google, e isso faz um diferença tremenda no seu conteúdo.

E a mobile porque ,sem ela, é impossível ranquear.

As outras otimizações On Page são facilmente resolvidas. Aconselho que você tenha um plugin como o Yoast para auxiliá-lo no trabalho de otimizações On Page.

Mas lembre-se que nem tudo que não está verdinho é um problema. Se você quiser entender cada indicação do Yoast, uma por uma.

As principais otimizações que você precisa se atentar, além do título e da meta, são:

  • imagens otimizadas para SEO (alt text);
  • URL amigável e contendo a palavra-chave;
  • campo semântico: uso de variações da palavra-chave e outras palavras para facilitar o entendimento do buscador.

Existe ainda um outro fator que merece um tópico à parte:

Linkagem Interna

Esse é um dos fatores mais menosprezados quando falamos em otimizações para buscadores.

A linkagem interna é essencial por diversos motivos:

  • Mostra ao buscador quais as páginas mais relevantes do seu blog.
  • Conduzem o leitor para outras leituras no seu blog, aumentando as páginas por visita e reduzindo o bounce rate.
  • Cria uma rede de conteúdo mostrando sua autoridade sobre um assunto (mais sobre isso no próximo tópico).
  • Conduz o leitor no seu funil de vendas.

A linkagem interna jamais deve ser feita da seguinte forma:

“apareceu a palavra “SEO” ou “palavra-chave” eu preciso linkar para o post.”

A ideia não é essa.

A linkagem interna deve ser feita com um propósito!

Ela deve linkar para conteúdos que fazem sentido dentro daquele assunto, conteúdos complementares para o leitor e, claro, para as páginas mais relevantes para o seu blog.

A linkagem interna também possui uma hierarquia, ou seja, o primeiro link do seu conteúdo é o que o Google considera mais relevantes e assim suscetivelmente.

Dessa forma ele interpretará os conteúdos mais relevantes.

É assim que aquelas palavras-long tail serão tão importantes para auxiliar no rankeamento das mais disputadas.

Portanto, faça uma estrutura de conteúdos para otimizar a navegação tanto dos leitores quanto do buscador.

Ajude o Google a interpretar o seu site!

A linkagem interna nos leva ao próximo tópico (e um dos mais importantes para rankear para palavras disputadas):

Faça posts satélites

post satelite

Lembra quando você analisou os seus concorrentes e utilizou palavras-chave long tail para definir os tópicos que seriam abordados dentro do seu conteúdo?

Pois é, naturalmente você não vai explorar esses tópicos de forma tão completa dentro de um conteúdo mais geral.

(Eu disse que faria isso nesse conteúdo, lembra?)

A ideia aqui é você ter outros conteúdos, mais completos e detalhados, sobre alguns tópicos dentro dos seus posts.

Esses conteúdos terão muito mais chance de ranquear para a long-tail e, consequentemente, com uma linkagem interna bem feita, fortalecerão o conteúdo Pilar (palavra-chave principal).

Uma das palavra que falei no começo do texto que estamos em primeiro lugar é “Publicidade”.

É uma palavra importante para nós, pois é uma porta de entrada para muitas pessoas conhecerem o Marketing Digital e, consequentemente, Marketing de Conteúdo.

Temos um post principal:

Post Publicidade

Que foi escrito com a seguinte estrutura:

  • O que é publicidade
  • Publicidade x Marketing
  • Publicidade enganosa e abusiva
  • História da publicidade
  • Anúncios que fizeram história
  • Como funciona uma agência de publicidade
    • Atendimento
    • Planejamento
    • Redação
    • Criação
    • Mídia
  • Sites de publicidade

Todos esses tópicos foram escolhido baseados nos passos 2 e 3.

Depois criamos um conteúdo para cada uma dessas palavras-chave e conquistamos excelentes rankings para elas.

Keyword Magic Tool Publicidade recomendações

Entre outros rankins como:

Planejamento publicitário, atendimento publicitário, criação publicitária etc. (algumas palavras não são encontradas no banco de dados do SEMrush).

Muitas delas chegaram ao topo bem antes do post pilar.

E depois de conquistarmos várias posições com as long tails, o post pilar chegou à primeira posição!

Coincidência? Acho que não.

Link Building

É praticamente impossível conquistar rankings para palavras-chave muito disputados sem conquistar uma grande proporção de backlinks.

Os links funcionam como uma indicação para o seu site. Ou seja, outros domínios estão mostrando ao Google que o seu conteúdo é de qualidade!

Link building

Essa é a melhor forma de ganhar autoridade dentro do seu mercado e aos olhos do buscador.

O principal ponto é produzir um conteúdo que mereça links! Assim você pode conquistar links naturalmente.

Se você seguiu todos os passos até aqui, acredito que o seu conteúdo se encaixa nesse padrão.

Vou apresentar aqui as principais táticas de link building que eu uso por aqui.

Claro, existem várias outras, mas quero apresentar as que nos ajudaram a conquistar esses rankings incríveis.

Guest Post

Os guest posts são até hoje a nossa principal fonte de backlinks de qualidade.

Encontre bons parceiros que possam trocar conteúdos com você. Esses links são feitos de forma natural e, além de possibilitar que outros públicos conheçam o seu blog, passam muita relevância.

Quanto mais parceiros você conseguir, melhor!

Para achar bons parceiro você precisar descobrir quem são os sites e blogs relevantes no seu mercado e encontrar bons parceiros.

Uma dica que dou é usar a Ferramenta de Concorrentes Orgânicos do SEMrush.

Competidores SEMrush

Concorrentes orgânicos são os sites que utilizam as mesmas palavras-chave que você. Ou seja, pessoas que estão no mercado e tratam de temas semelhantes.

A maioria deles não será concorrente direto do seu produto. E por isso, serão excelentes opções para uma potencial parceria.

Entenda o seu mercado e procure marcas que são autoridade em diferentes nichos dentro da sua marca.

Por exemplo, se você tem uma loja de suplementos, pode fazer guest posts com marcas de:

  • marmitas saudáveis;
  • academias;
  • materiais esportivos.

Entre várias outras marcas que estão dentro do seu mercado e não concorrem diretamente com você.

Menção à marca e à palavra-chave

Aqui o segredo é utilizar o Google alerts para enviar alertas para você a cada vez que ele identificar que a sua marca ou a sua principal palavra-chave foi mencionada.

Google Alerts

Quando receber o alerta, se for pertinente, você pode solicitar um link para sua marca ou sugerir que a pessoa faça um link para um conteúdo de qualidade para uma palavra-chave que não está linkada no blog dele.

Links quebrados

Links quebrados são uma ótima oportunidade para você encontrar oportunidades de backlinks e ainda sair como o herói da história.

A tática consiste em encontrar links quebrados (que enviam para uma página 404) no blog de um potencial parceiro.

Ao encontrar esse link, você produz um conteúdo de qualidade que ele possa substituir naquela página. Assim, no lugar de uma página 404, agora o parceiro terá um conteúdo de qualidade, produzido por você e com backlinks para o seu site.

Para fazer isso, basta baixar a ferramenta Check My Links:

Check My LInks

E depois visitar as páginas de blogs que você queria enviar conteúdo e analisar os links feitos por eles.

Link quebrado

Cada erro encontrado é uma oportunidade para o seu blog.

O Check My Links é gratuito, mas funciona apenas para checagem página por página.

Uma opção completa e em massa é o Screaming Frog, em que você checa um domínio inteiro e identifica diversas oportunidades de links quebrados dentro de um site.

Screaming Frog

Ele tem uma versão gratuita com algumas features bloqueadas.

Após identificar as oportunidade, é só abordar o potencial parceiro com a solução para o problema dele: um conteúdo completo para acabar com aquele erro 404 no blog dele.

Divulgação

Não vou me estender muito nesse tópico.

Divulgar o seu conteúdo é essencial. O Google fala que os sinais de Social não afetam o seu ranqueamento.

Mas eu não acredito em tudo o que o Google me fala.

E falo isso por experiência própria! Muitos conteúdos nossos melhoraram o ranqueamento após a divulgação e re-divulgação meses depois de sua postagem original.

Outros rankearam melhor após uma viralização em Social.

Se você quiser ver um case disso, basta ler a história de quando rankeamos em primeiro lugar para o nome do Neil Patel! (Já passou um ano e não canso de falar desse case).

Além disso, uma divulgação bem feita, amplia as suas chances de ganhar tráfego direto.

Algumas dicas para otimizar a divulgação do seu conteúdo:

Divulgue nas Redes Sociais certas

redes sociais

De nada adianta o Facebook ter bilhões de usuários se o seu público não está lá! Divulgue nas redes sociais que a sua Persona visita e tende a engajar com os conteúdos.

Separe um orçamento para impulsionar

O alcance das redes sociais está cada vez mais curto. Deixar um verba para ampliar o alcance do seu conteúdo pode ajudar bastante.

Re-divulgue

Não divulgue apenas uma vez! Explore dias e horários diferentes e alcance seguidores diferentes.

Conclusões finais de como ranquear seu conteúdo no Google e vender todos os dias 

Esse artigo tem o objetivo de abrir sua mente sobre o jeito certo de criar textos para conversão de vendas. 

Infelizmente, muitas pessoas desconhecem esses elementos que foi colocado neste artigo, por isso acabam não vendendo mesmo tendo textos posicionados nas primeiras página do Google. 

Uma das únicas formas de fazer vendas sem precisar investir muito é está, claro que temos também outras dicas que já trouxemos aqui no blog como:

Também aconselho todo mundo que deseja vender produtos digitais, através de mini sites e do blog a fazer o curso Fórmula Negócio Online, que foi o que me ensinou a ter os resultados que tenho hoje com todos meus projetos. 

O segredo de como rankear no Google é estudar e aplicar todos os ensinamentos em seus negócios online. 

E não pode faltar o link do curso onde vai lhe ensinar passo a passo e ajudar você entender e aplicar tudo isso não é mesmo?

Se tem interesse em aprender basta clicar na imagem abaixo e saber tudo que precisará para ter sucesso em vendas online.

formula negocio online

Forte  abraco a todos!

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